sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SODOMA, ANJOS E FICHA LIMPA

Por Edmílson Martins de Oliveira

Dois mil anos antes de Cristo.
“O Senhor Deus apareceu a Abrahão”. Assim: “Abrahão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se e os acolheu, oferecendo água , comida e repouso”

“O Senhor disse a Abrahão:” É imenso o clamor que se eleva de Sodoma e Gomorra, e o seu pecado é muito grande. “Vou lá para verificar se realmente suas obras correspondem ao clamor que chegou até mim. E os homens levantaram-se e partiram para Sodoma.”

“Abrahão ficou em presença do Senhor, aproximou-se Dele e disse: “Faríeis o justo perecer com o ímpio? Talvez haja 50 justos na cidade, fá-los-eis perecer? Não perdoaríeis antes a cidade, em atenção aos 50 justos que nela se poderiam encontrar? O Senhor disse: ”Se eu encontrar em Sodoma 50 justos, perdoarei a toda a cidade em atenção a eles”.

Na verdade, Abrahão não acreditava que havia justos em Sodoma, a não ser o seu sobrinho Ló e filhas. Por isso, foi indagando se o Senhor não destruiria a cidade se houvesse 45, ou ... 40, ou...30, ou...20, ou...10 justos. Deus, por fim, respondeu que se houvesse 10 justos não destruiria a cidade, por causa dos 10 justos. Abrahão, com tristeza, voltou para casa e o Senhor se retirou.

E os anjos, que tinham partido na direção de Sodoma para verificar suas obras, acabaram destruindo-a, com uma chuva de enxofre e fogo, por causa dos pecados dos seus habitantes, que eram muito grandes. Somente se salvaram Ló e suas duas filhas. Sua mulher, que era de Sodoma, virou estátua de sal, porque na fuga olhou para trás

Quatro mil anos depois.
Estávamos na rua fazendo a Campanha Ficha Limpa, quando se aproximaram três homens. Depois de saudá-los e oferecer-lhes água e cafezinho, explicamos a eles que estávamos lutando para impedir que políticos com ficha suja se candidatem a qualquer cargo eleitoral. E os convidamos a subscrever o projeto de lei de iniciativa popular.

. Eles então disseram:
- Não temos título de eleitor. Em nosso país não há necessidade de eleições. Lá, todos são fraternos e justos, tudo é igualmente de todos e somos um só coração. Há respeito mútuo e tudo é consenso.
- E o que fazem por aqui? – perguntamos.
- Estamos indo a Brasília para verificar se o clamor que chegou até o Senhor Deus é verdade. Se assim for, o Senado e a Câmara serão exterminados, por que o seu pecado é muito grande. Aqueles senhores já passaram do limite, já fizeram dos atos ilícitos um hábito. Eles dão mau exemplo ao nosso povo. Primeiro, foi a história do mensalão, na Câmara, no PT e no governo, depois aquela pouca vergonha no Senado com Renan Calheiros, agora, esse escândalo do Sarney. E tudo no maior cinismo. Ninguém sabe de nada... Ninguém viu nada... Tudo é lícito... Vale tudo... Agem como bandidos e dão uma de “mocinhos”. Cometem os mesmos erros dos seus antecessores.
- Mas Senhor, – replicamos – no Congresso ainda há alguns justos. Serão exterminados por causa dos corruptos?
- Será que lá há mesmo alguns justos? – indagaram os homens. Abrahão buscou 10 justos em Sodoma e não encontrou, por isso, a cidade foi destruída. E Lula já disse que na Câmara tinha 300 picaretas. Hoje, deve ter muito mais, porque o Lula tornou-se aliado deles, generalizando a picaretagem. Lula combatia as maracutaias, mas relaxou. Por isso, o grupo dos picaretas, certamente, cresceu. E pra completar, a Câmara acaba de aprovar as tais “Regras Eleitorais”, favorecendo práticas políticas imorais, eticamente inaceitáveis.

Então insistimos:
- Senhor, nós conhecemos alguns políticos justos. Inclusive, vários deles estão na Campanha Ficha Limpa. (E mostramos uma foto do ato público ficha limpa, ocorrido em Brasília, em que aparece o deputado Chico Alencar ao lado do bispo, secretário da CNBB, d. Dimas, do advogado Aristides Junqueira, do ator Milton Gonçalves e outros).
- Mas aí nessa foto só vemos um parlamentar (apontando para o Chico). Onde estão os outros? – perguntaram.
- Temos informações de que alguns outros estavam lá, só não apareceram na foto – respondemos.

E os anjos foram a Brasília e constataram que no Congresso, no meio de tanta corrupção, tem mais de 10 justos. Por isso, por causa deles, não o destruíram. E nos estimularam a continuarmos na luta de salvação, sem olharmos para trás, para não virarmos estátuas de sal.
Mas advertiram:
- Prestem atenção nos exemplos da História, no que aconteceu a Sodoma e Gomorra, no desmoronamento do Império Romano, no desmonte da experiência socialista do leste europeu. Esses e outros impérios pereceram por causa dos seus pecados, porque não andaram nos caminhos da justiça. Sucumbirão as sociedades cujos fundamentos são a ganância, a busca do poder do dinheiro e do lucro, a ambição de dominar. Serão destruídas pelos seus próprios erros. Perecerão por desrespeitarem a dignidade do ser humano e as leis do Criador.
E recomendaram:
- Vão em frente, não desistam, combatam o mal que corrói as instituições representativas, que foram criadas para ajudar a construir a sociedade, não deixem que elas cheguem à situação de Sodoma e Gomorra. Combatam os atos secretos, o tráfico de influência, o nepotismo, o patrimonialismo, as doações ocultas de campanha, o clientelismo, em fim, combatam a corrupção generalizada na política brasileira. Aliás, passamos pela Câmara e presenciamos o discurso do Chico Alencar, denunciando essas irregularidades, atribuídas, também, ao Sarney, presidente do Senado. Gostamos. Nessa luta o Senhor Deus estará sempre presente.

Os homens foram embora e nós continuamos na Campanha Ficha Limpa, tentando livrar nossas instituições políticas daqueles que envergonham a nação, espalhando a corrupção, contaminando nosso povo, atrapalhando a construção da sociedade justa e causando irritação no Senhor Deus e nas pessoas de bem e de boa vontade, que são muitas em nosso país.

Edmílson Martins de Oliveira (Rio, setembro de 2009 )

2 comentários: