terça-feira, 15 de setembro de 2009

O MENINO DA GRUTA

(Edmilson Martins de Oliveira)

Lá estava Ele. Agasalhado numa manjedoura, no calor do feno. Vigoroso, olhinhos brilhantes, batendo com os pezinhos, mãozinhas buliçosas, acenando para os animais, que estavam presentes, dando boas-vindas ao seu criador.
O galo rapidamente anunciara: “Cristo nasceu”!! A vaca perguntara: “Onde”! A ovelha respondera: “Em Belém”! E logo os animais se reuniram em volta do recém-nascido. De humanos somente seus pais: José e Maria.
Estava ali o Menino Deus, que visitava seu mundo, seu povo e as demais criaturas, acolhido pelos animais e pela natureza. Atônito, ao ver a realidade da humanidade, dedo em riste, interpelava os seres humanos: “O que vocês fizeram com o mundo? Fiz tudo certinho. “Criei a terra, enchi rios, fiz as serras, não deixei nada faltar”. E eis o que vejo: “tanto horror perante os céus”. Ódios, vinganças, guerras fratricidas, irmãos matando irmãos, homens escravizando outros homens. Criei todos iguais. Por que tanta desigualdade? Criei tudo para todos. Por que alguns têm mais do que necessitam e muitos passam necessidades? Com tantos bens, tanta fartura, como podem crianças morrerem de fome? Vocês maltratam os animais e depredam a natureza que criei com tanto carinho. Coloquei vocês no mundo para o administrarem e serem felizes, amando e vivendo a vida. Mas vocês não se amam, não escolheram a vida, por isso são infelizes.

Os animais o ouviam, o louvavam e o aplaudiam. E o Menino continuava na sua admoestação: “Vim visitá-los e queria encontrá-los em harmonia com vocês mesmos, com a natureza criada e com seu criador. Mas só vejo desarmonia. Tudo criei e não encontrei uma casa para nascer. Meus pais bateram de porta em porta e não encontraram acolhimento. Oh! Deus, que horror! Parei de insistir. Resolvi nascer entre os animais. Esses sim, são fiéis, simples, vivem em harmonia com a natureza e com seu criador. Estão aqui ao meu lado e me reverenciam. Ah! os pastores – homens simples como as ovelhas – também estão aqui. Vejo que são exceção. São “civilizados como os animais”.
“Pois bem, - continuou o Deus Menino - vim visitar o mundo, esperando uma grande festa de recepção e o encontro assim: bagunçado, desordenado, dilacerado. Venho aos meus e não sou recebido. Como já disse, criei tudo, não deixei nada faltar e nas casas não posso entrar. É duro! É difícil aceitar isso!”
E, diante de José e Maria – seus pais -, dos pastores, dos animais e dos magos, que tinham acabado de chegar, guiados pela estrela, que indicava o nascimento de um grande rei, ponderou, na sua infinita misericórdia, o Deus Menino: “Acho que vocês, precisam nascer outra vez. Começar tudo de novo. E, apesar da péssima acolhida, da incompreensão e da infidelidade, quero dizer que os amo e quero ajudá-los a se reabilitarem. Vocês têm capacidade de reabilitação, pois assim os criei. Posso lhes dizer que, apesar da queda, tudo pode ser recomeçado. Vocês podem reconquistar a felicidade. Embora possam ser interrompidos antes de terminar, não tenham medo. Façam sempre da interrupção um caminho novo, do sonho uma ponte e da procura um encontro, pois no final da caminhada temos um encontro marcado no Reino de Deus, onde não haverá desarmonia nem tristeza”.
Essa foi a mensagem trazida por aquele Menino nascido na gruta de Belém, na simplicidade dos animais. Ali surgiu o recomeço, a pedra fundamental para o reerguimento da humanidade, a luta pela construção do Reino de Deus - o Reino da justiça, do amor e da paz. E nós somos todos operários dessa construção. “Operários em construção”. Com o Menino da gruta, começa uma Nova História e nasce a esperança de um mundo novo, a ser construído com a participação de todas as pessoas de boa vontade. Por isso, os anjos disseram: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”. A partir do nascimento na gruta, muitas coisas aconteceram e estão acontecendo e acontecerão...HH

Água Santa (RJ), 30/12/2008
Edmilson Martins de Oliveira

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O menino da gruta é o nosso Salvador, Jesus Cristo. Veio para trazer a paz ao mundo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, S. Edmilson!

    Gostei muito de partilhar do seu blog! Nele está toda uma história de vida, não só sua, mas de gerações. Eu mesma levei jato de água dos bombeiros em greves dos Correios (antes da CUT "inventar" as greves políticas), coloquei durepox nas portas das agências.. Deu até saudade daquele clima do ano de 89, quando o país vivia a sensação da esperança(hoje sabemos ilusória). Lula-lá...Votei no Brizola e depois no Lula, é claro, e amarguei a vitória do Color... Levei uma "moedada" nas diretas já e fui parar no pronto socorro. Mas algumas coisas me incomodavam, como a politização das greves e o emocionalismo exarcebado dos membros do sindicato. Ficava impressionada com o fanatismo de alguns. Por exemplo, nem se podia falar no Brizola que fazia e faz parte da história de luta desse país. Havia também o patrulhamento e a cachaça que corria solta.

    Mas voltando ao seu blog, muito importante a "briga" da geração anos 60 da qual fizeram parte além do sr. (que eu conheça pessoalmente), o padrinho e ex guerrilheiro Alex Polari e o Zé Abramovich. Valeu a experiência. Na verdade devemos agradecer a voces. Graças a luta travada podemos hoje ver o resultado da via política que todos estamos assistindo. Graças também a essas experiências hoje os jovens estão colocando a esperança em outras alternativas e não costumam fazer algazarra nas ruas. Digamos tratar-se de uma mobilização silenciosa. Chega de vinho novo no mesmo odre, né? Mais uma vez,parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. CONTINUAÇÃO.

    Aproveito para mandar um texto hindu medieval (na verdade uma profecia). Vai o texto da Purana:

    "Durante o Kally Yuga os homens estão atormentados pela inveja, são irritáveis e indiferentes às consequencias dos seus atos. Eles se vêem ameaçados por terríveis calamidades naturais. Seus desejos estão desencaminhados e seu saber eh usado para fins prejudiciais. Os homens honestos retiram-se da vida pública. Os ladrões são reis e os reis são ladrões. O poderoso arrebata a propriedade pública e não se preocupa mais com as pessoas. Aqueles que detêm o poder são de baixa origem. Consideram que a riqueza eh o único valor e a riqueza é a única coisa que adoram. Apenas as posses são sinal do poder e do valor de seus donos. Vivem num mundo ilusório de reflexos cintilantes. Nas ruas vendem-se comidas pré-cozidas e tudo está à venda. Não há ningém que não use uma linguagem grosseira. A fascinação do sagrado passa a ser mera diversão, uma distração, uma forma superficial. Os lugares sagrados se transformam em centros turísticos e a arte da oração e meditação passa a ser uma técnica de relaxamento. Os sábios se degradam vendendo sabedoria. Os rituais são praticados por homens sem nenhuma virtude. Os textos sagrados são estudados por pessoas sem nenhuma qualificação. As velhas certezas ilusórias desmoronam. A desordem se encontra em todo lugar. Imersos na ignorância espiritual, seguros da sua própria sabedoria os homens se voltam uns contra os outros como cegos guiados por cegos. A época final é a idade do empobrecimento, é o mundo ao contrário, onde todos os valores estão invertidos."

    Em tempo: Naquele site que lhe falei (realidadeoculta.com) dá para termos uma idéia da verdadeira situação que nos encontramos. Finalmente descobrimos as "forças ocultas" que nos falou Jânio (se não me engano). Depois da informação de que 0,5% da população planetária detém 70% da riqueza global e que só sobra 30% da riqueza para 99,5 da população mundial!...

    ResponderExcluir
  5. continuação
    Esse 0,5%(da qual fazem parte a família Bush e Hussem) tem o controle do sistema - via bancos, petróleo, meios de comunicações, etc). Já colocaram chip nos nossos cartões. Pessoas já estão voluntariamente colocando chip no braço em nome de "segurança". Ou seja, eles espalham o terror correndo atrás do combustível que precisam(petróleo) para manter o sistema e seus desejos ilimitados de "progresso"e depois dão a "solução". Se não nos submetermos não poderemos comprar nem vender. Será que o filme Matrix é ficção mesmo? Ou será um alerta? Parece que o que querem eh implantar uma ditadura planetária com o singelo nome Governo Único global. Não vou nem citar o nome dos engraçadinhos pois consta que há espionagem na rede e certos nomes são "interceptados"pelo projeto Echelom que mantém pelo menos 120 satélites só para essa finalidade(conspirações). Muitos desses vírus da rede são devido a isso. Mas podemos citar o nome de pelo menos um grupo desses poderosos adoradores do príncipe desse mundo que são os iluminates (daí o nome iluminismo). Vale apena ficar alerta. Agora vou trabalhar, abraço a todos e mais uma vez parabéns pelo blog!

    Kátia

    ResponderExcluir