terça-feira, 3 de maio de 2022

A CNBB E A MENSAGEM PROFÉTICA

 

 

           A CNBB E A MENSAGEM PROFÉTICA

                                              Edmílson Martins

                                              Maio de 2022

 

Diante de tantas declarações, atos e polarizações afetadas, em nosso país, mergulhado em profunda crise ética e de valores, surge, felizmente, uma voz lúcida, equilibrada e portadora de esperança. É a voz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do documento “Mensagem ao Povo Brasileiro: fé, esperança e corajoso compromisso com a vida e o Brasil”.

 

Infelizmente, temos um presidente desastrado, que foi contra as vacinas; a favor da pátria armada; que defende a violência; que se mostrou insensível às mais de 660 mil mortes por causa da Covid; que indulta, de forma provocadora, um cidadão condenado pela suprema corte (STF), por atentar contra as instituições democráticas; que, constantemente, debocha da democracia, das instituições e do povo brasileiro.

 

Felizmente, temos a CNBB, dirigida por homens lúcidos, pastores iluminados, verdadeiros representantes de Jesus Cristo, que se colocam acima das paixões e polarizações, acendendo uma luz na escuridão em que se encontra o nosso país. Nesse documento profético, a CNBB anuncia a esperança num mundo melhor, denuncia os atos e propostas que pretendem dificultar a caminhada do povo da esperança e propõe a participação serena e construtiva de todos na construção de uma sociedade democrática e livre.

 

A CNBB inicia o documento transmitindo ao povo brasileiro “uma mensagem de fé, esperança e corajoso compromisso com a vida e o Brasil”. Segue, louvando a “explosão de solidariedade do povo no combate à COVID-19, sem deixar de lamentar a morte de mais de 660 mil pessoas, acrescentando que “a pandemia teria consequências ainda mais devastadoras, não fosse a solidariedade das famílias, educadores e pessoas de boa vontade.

 

A seguir, denuncia a “complexa e sistêmica crise ética, econômica, social e política” e o “gravíssimo quadro atual” do nosso país, enfatizando que “o Brasil não vai bem”. E diz, chamando nossa atenção, que “a crueldade das guerras, que assistimos pelos meios de comunicação, pode nos deixar anestesiados e desapercebidos do clima de tensão e violência em que vivemos no campo e nas cidades”.

 

Ao exigir que “os governantes promovam grandes e urgentes mudanças, em harmonia com os poderes da República”, denuncia “a lógica do confronto que ameaça o estado democrático de direito e suas instituições, transforma adversários em inimigos, desmonta conquistas e direitos consolidados e desvia o foco dos desafios fundamentais a serem enfrentados”.

 

Ao dizer que, no Brasil, “O cenário é de incertezas e radicalismos, mas, potencialmente carregado de esperança”, diz ser urgente e necessário o “exercício da cidadania, com consciente participação política”. Pois “necessitamos de uma política salutar, que não se submeta à economia, mas seja capaz de reformar as instituições”.

 

Mais uma vez, a CNBB faz uma denúncia forte, dizendo que há “tentativas de ruptura da ordem institucional, hoje propagadas abertamente, com o objetivo de “tumultuar o processo político, fomentar o caos e estimular ações autoritárias”. E acrescenta que “duas ameaças merecem atenção especial. A primeira é a manipulação religiosa, protagonizada tanto por alguns políticos como por alguns religiosos e a segunda é a disseminação das fake news, que através da mentira e do ódio, falseia a realidade”

 

Finalizando o documento, a CNBB conclama “toda a sociedade brasileira a participar das eleições e a votar com consciência e responsabilidade. Todos somos chamados a preocuparmo-nos com a construção de um mundo melhor, por meio do diálogo e da cultura do encontro, na luta pela justiça e pela paz”. E “convida a todos, irmãos e irmãs, particularmente a juventude, a deixarem-se guiar pela esperança e pelo desejo de uma sociedade justa e fraterna”.

 

Então, sem dúvida, essa excelente e oportuna mensagem da CNBB é um precioso instrumento de reflexão para todo o povo brasileiro, tão carente de propostas e orientações seguras, que o ajudem na busca de soluções para os graves problemas que assolam o nosso país.

 

 Pelo link abaixo, veja a mensagem completa.

https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2022/04/0099-Mensagem-ao-Povo-Brasileiro-Imprensa.pdf

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário