JUVENTUDE E ESPERANÇA
Edmílson Martins de Oliveira
Junho/2024
Sempre se diz que a juventude é a esperança do mundo. E isso é verdade. Os jovens têm o vigor e o sonho. E têm a esperança numa vida melhor. Seja como for, são os jovens que vão assumir o comando da sociedade, porque os mais velhos passarão.
Com essa lógica, eu Maria José e filhos organizamos uma reunião em nossa casa, tentando reunir três gerações: avós, filhos e netos. Avós para transmitirem experiências acumuladas; os filhos para transmitirem experiências já vividas e os netos para encherem o ambiente de vigor, de sonhos e de esperança.
Compareceram as três gerações, e da terceira, minha neta Maria Joana, predominando a terceira idade, com o calor da juventude. E o encontro foi saboroso, com análise política, declamação de poesias e música ao vivo. Mais de duas horas de convívio e boas conversas.
O destaque foi a presença do jovem Emanuel Alencar, de quarenta e dois anos, jornalista e especialista em meio ambiente, demonstrando muita preocupação com a crise ambiental, propondo projetos soluções. Declarou-se pré-candidato a vereador, com o objetivo de lutar mais e melhor pela restauração e conservação da mossa cidade do Rio de Janeiro, tão mal cuidada e depredada.
Outro destaque foi a presença do Chico Alencar, veterano nas lutas sociais e políticas, já no quinto mandato de deputado federal, cargo que que tem desempenhado com muita competência. Chico, a pedido dos presentes, fez uma rápida análise da conjuntura política brasileira. Análise rica e esclarecedora. Aproveitou o momento para dizer que o seu filho Emanuel é pré-candidato a vereador pelo PSOL, por livre e espontânea vontade, sem nenhuma forçação de barra da sua parte.
A reunião terminou com o poeta revelação Antônio Justino, meu sobrinho, declamando o poema “Você é o cara, meu” e outros poemas e com o Maurício, primeiro dos quatro filhos meus e da Maria José , jornalista, compositor e cantor, apresentando músicas de sua autoria. E ainda a jovem da terceira idade, Maria José Lhamas, declamando o poema "Reflexão", de sua autoria. Uma demonstração de que política e arte se completam.
Conclusão: é tempo de luta, de esperança, de mudanças e de juventude de todas as idades. O encontro das três gerações significou a junção da memória e da coragem para lutar, tendo em vista a esperança. Pois, como ensina o papa Francisco, “Um jovem sem memória e sem coragem não é esperança para o futuro”.
Agora, um apelo à juventude de boa vontade de todas as idades, para que nos unamos num amplo movimento de reflexão e ação, pela salvação do planeta, tão devastado pela sanha e cobiça das pessoas de má vontade. Que muitas reuniões de reflexão e ação sejam realizadas, para a construção de um mundo melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário