POVO REBELDE E DE CABEÇA DURA
Edmílson Martins de Oliveira
Outubro/2023
Êxodo 32,7-10
Javé disse a Moisés: “Vá! Desça, porque seu povo, que você tirou do Egito, se perverteu. Desviaram-se logo do caminho que eu lhes havia ordenado. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, e o adoraram, oferecendo a ele sacrifícios e dizendo: “Israel, este é o seu deus que tirou você do Egito.” E Javé continuou: “Vejo que esse povo é um povo de cabeça dura.”
Ezequiel 2, 3-4 :
Ele (Javé) me disse: “Criatura humana, vou mandar você a Israel, a esse povo rebelde, que se rebelou contra mim. Eles e seus antepassados se rebelaram contra mim até o dia de hoje. “Os filhos são arrogantes e têm coração de pedra.”
João 19, 14-16:
“Era véspera da Páscoa, por volta do meio-dia. Pilatos disse aos judeus; “Aqui está o rei de vocês”. Eles começaram a gritar: Fora! Fora! Crucifica.” Pilatos perguntou: “Mas eu vou crucificar o rei de vocês?” Os chefes dos sacerdotes responderam: “Não temos outro rei além de César.” Então, finalmente, Pilatos entregou Jesus a eles para que fosse crucificado.”
Foi assim em toda a História do povo de Israel. Parte do povo, influenciada pelos seus chefes, gananciosos e sedentos de poder, rebela-se, afastando-se dos caminhos traçados por Deus, isto é, dos caminhos do amor, da justiça e da paz. E pratica atrocidades. E depois, por causa dos seus pecados, se dá mal.
No tempo de Moisés, uma parcela do povo quis voltar para o Egito, para a escravidão do Faraó; no tempo do profeta Ezequiel, o povo, negando Javé, torna-se escravo na Babilônia; há dois mil anos, parte do povo, aliando-se ao Império Romano, pede a crucificação de Jesus.
Será que não é esse mesmo povo “rebelde e de cabeça dura”, que aliado aos impérios de hoje, comete atrocidades, bombardeando Gaza, matando, sem dó, crianças, jovens e velhos? Talvez seja por esses erros históricos que o povo israelita esteve sempre vagando pela face da terra. Aliás, isso foi profetizado pelo profeta Ezequiel (cap.34, 5-6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário